quinta-feira, 6 de maio de 2010

Jornal da Ciência: UFRJ inaugura moderno laboratótio de Bioimagem.

Matéria do Jornal da Ciência.

JC e-mail 4001, de 03 de Maio de 2010.

Centro terá o primeiro equipamento da América Latina para análise morfológica e funcional de órgãos e sistemas em animais vivos. Projetos de pesquisa relacionadas às doenças infecciosas causadas por parasitas,
bactérias e vírus terão impulso

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, é um dos convidados para a inauguração do Centro Nacional de Bioimagem (Cenabio) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na quarta-feira, dia 5. o centro concentrará equipamentos para imageamento de pequenos animais e micro-organismos.

Os equipamentos incluem um de Ressonância Magnética Nuclear 7 Tesla (MRI 7 Tesla), o primeiro da América Latina que permite uma análise morfológica e funcional de órgãos e sistemas em animais vivos. A ideia do Cenabio é aplicar ferramentas de bioimagem e biologia estrutural em linhas de pesquisa relacionadas às doenças infecciosas causadas por parasitas, bactérias e vírus, além de doenças crônicas e degenerativas, como hipertensão, câncer, Parkinson e Alzheimer.

O Cenabio faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) e contou para seu financiamento com um consorcio de agencias estaduais e federais. O Centro já disponibilizava também diversos equipamentos de microscopia óptica, eletrônica e de força atômica, além dos de ressonância magnética nuclear de macromoléculas.

Na quarta-feira, também serão inaugurados o ultrassom de alta resolução e o sistema de detecção de bioluminescência e fluorescência em animais vivos. O objetivo é consolidar uma rede para análise de sistemas biológicos, em nível atômico-molecular e celular. A infraestrutura estará à disposição de toda a comunidade científica nacional e da América Latina.

A cerimônia de inauguração está prevista para começar às 9h30, no Auditório Leopoldo De Meis, do Centro de Ciências da Saúde, no campus da Ilha do Fundão.

Nenhum comentário: