quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Portal Exame: Gol e Tam disputam novo mercado estimado em 100 milhões de pessoas - a nova classe média.

Matéria do Portal Exame.

Aqui, há uma outra matéria sobre o mesmo projeto da Gol.

Gol inaugura primeira loja de venda de passagens para classe C.

Também de olho na classe média brasileira, TAM e Itaú fazem parceria que permite parcelar passagem aérea em até 48 meses

A companhia aérea Gol inaugurou nesta quarta-feira (16/12) a sua primeira loja do VoeFácil para venda de passagens para a classe C, mais conhecida como classe média. Os investimentos para a contrução do empreendimento não foram divulgados. No entanto, a Gol, afirmou que o valor da nova loja é baixo e não afetará a estrutura de custos da empresa.

O ponto de venda está localizado no Largo 13 de Maio, zona sul de São Paulo, região comercial em que a classe média brasileira predomina. Além disso, o Largo 13 conta com um dos maiores terminais de trem e ônibus da cidade, com fluxo diário de um milhão de pessoas, segundo dados da Prefeitura de São Paulo.

“As lojas foram projetadas para aumentar a presença da Gol entre a nova classe média, oferecendo passagens aéreas a preços competitivos aos ônibus interestaduais”, afirmou Eduardo Benardes, diretor comercial da companhia, em comunicado. A companhia ressaltou ainda que planeja abrir mais duas lojas em 2010.

O objetivo da Gol é conseguir atingir o grande potencial de consumo da classe C. “Cerca de 100 milhões de pessoas podem pagar pela passagem aérea, porém apenas aproximadamente 10% utiliza o sistema”, disse Pereira.

Atualmente, a participação da Gol, e TAM, nos voos domésticos é de 42% e 44%, respectivamente. No entanto, para os analistas da Planner, é a Gol que deve capturar o potencial do mercado de baixa tarifa no Brasil, especialmente em virtude do fim da guerra tarifária e devido à recuperação econômica, que deve ser responsável por aumentar o valor médio das passagens.

Isso, em certa medida, já pode ser observado. A taxa de ocupação da Gol já é maior do que a da TAM, com 72,5% e 68,3%, respectivamente.

Parceria Tam e Itaú

A TAM. também anunciou nesta quarta-feira (16/12) parceria com Itaú que permite aos correntistas pessoas físicas do banco, com limite de crédito disponível, parcelar o pagamento de passagens aéreas em até 48 meses. A opção de parcelamento já está disponível para as compras realizadas diretamente no site da companhia.

O novo acordo com o Itaú e o recente contrato firmado com o Banco do Brasil, que oferece uma nova linha de crédito da instituição em todas as lojas da companhia e da TAM Viagens, fazem parte da estratégia da TAM de ampliar o acesso às viagens de avião a classe C. Ambas as companhias brigam pelo mesmo objetivo.

"As pessoas que têm conta bancária e possuem linha de crédito disponível podem comprovar agora que as viagens de avião permitem economizar tempo e dinheiro na comparação com as de ônibus, em percursos acima de 1.000 quilômetros, que duram de dois a três dias apenas no trecho de ida", comenta o presidente da TAM, Líbano Barroso.

Segundo a companhia, com as opções de parcelamento oferecidas, os correntistas pessoas físicas do Itaú e do Banco do Brasil podem escolher a opção de pagamento mais conveniente.

Às 12h55, as ações preferenciais da TAM (TAMM4, sem direito a voto) disparavam 6,14%, para 38,20 reais; enquanto as da Gol (GOLL4) também registravam alta de 2,22%, para 22,27 reais.

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