quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Brasília Condidencial: Governo Federal assumirá a compra e distribuição gratuita de mais 25 remédios.

Segue matéria do Brasília Confidencial.


03/12/2009

O Ministério da Saúde anunciou ontem uma série de medidas destinadas a aumentar a oferta de medicamentos e tratamentos no sistema público. Vai acrescentar 18 drogas na lista de distribuição gratuita de medicamentos e oferecer tratamento integral para três doenças: hipertensão arterial pulmonar, artrite psoriática (que provoca dores nas articulações) e púrpura trombocitopênica, causada pela redução nas plaquetas do sangue.

Além disso, até o fim do ano serão revisados os protocolos para tratamento de pacientes de 53 doenças e preparadas diretrizes para outras 28. A revisão dos protocolos evita que o paciente tenha que recorrer ao Judiciário para obter gratuitamente os remédios necessários ao seu tratamento.

As medidas anunciadas incluem uma definição mais clara das responsabilidades dos governos federal, estaduais e municipais sobre a compra e a distribuição dos medicamentos. O Ministério da Saúde, que hoje centraliza a compra de 13 remédios, assumirá o encargo de comprar diretamente 38 – os mais caros – para distribuir às prefeituras e governos estaduais.

Nenhum comentário: