segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Exame: Gol: com a nova classe média, 100 milhões de brasileiros tem condilções de voar.


Matéria do Portal Exame:
Por Michelly Chaves Teixeira | 23.11.2009 | 19h56

Além de ampliar presença no mercado corporativo, a Gol está trabalhando para buscar clientes entre as classes C e D. Nos próximos dias, a empresa lançará uma loja do Voe Fácil, seu programa de parcelamento de passagens aéreas, informou hoje o presidente da companhia, Constantino de Oliveira Júnior.

A loja será aberta no Largo 13, região popular da zona sul de São Paulo. A empresa planeja abrir outras duas lojas na capital paulista no começo de 2010. Com o programa, que permite o parcelamento das passagens em até 36 vezes e hoje tem 1,5 milhão de clientes cadastrados, a Gol, quer aumentar a taxa de ocupação de suas aeronaves, já que enxerga um público de aproximadamente 100 milhões de pessoas que têm condições de viajar de avião. Hoje, estima-se que apenas 5% da população brasileira usa o transporte aéreo.

"A primeira loja está posicionada em uma área com movimento muito grande da nova classe média. O Voe Fácil será uma alternativa para quem não viaja de avião por falta de costume, conhecimento ou por não ter cartão de crédito", disse o executivo. Hoje, o programa responde por 4% da receita de passageiros.

O financiamento é feito pela própria Gol, que cobra juros de 5% ao mês, mas a companhia aérea cogita fazer parcerias com instituições financeiras para o parcelamento de passagens. "Toda e qualquer parceria que permita atingir o objetivo de trazer mais clientes será bem-vinda", destacou hoje a jornalistas, em reunião Apimec.

Tarifas

Embora já veja recuperação nos preços das passagens, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, acha "muito difícil" que as tarifas voltem aos níveis de 2008. Contudo, apesar da pressão da crise internacional e da competição mais acirrada sobre os preços, a aviação brasileira vive "um momento muito bom".

"A economia cresce de forma sustentada, a inflação está sob controle, a renda está crescendo e os juros estão baixos, o que acaba sendo um dínamo para a demanda por voos. Do lado das empresas, a estabilidade das cotações do dólar e do petróleo ajuda a reduzir os custos operacionais", afirmou a jornalistas durante a Apimec. "Até pelo momento mais favorável acho difícil os preços voltarem à velha forma."

Portal

Para ganhar mais clientes e incrementar suas receitas auxiliares, a Gol. vai lançar até abril de 2010 um portal onde o passageiro poderá, em um só lugar e com uma única fatura, comprar tudo relacionado à sua viagem - de seguros, aluguel de carros, reservas de hotéis e até shows.

Segundo o presidente da Gol, o portal de viagens será totalmente integrado às demais plataformas do grupo, como Gollog (cargas) e Smiles (programa de milhagem). "Estamos investindo no conceito one-stop shop e queremos fornecer tudo o que o cliente procura", afirmou.

No momento, uma das parcerias da Gol em curso é com a locadora de veículos Unidas, cujos descontos já figuram no site da Gol, mas a companhia aérea busca outros parceiros para, futuramente, acomodá-los neste novo portal. O valor do investimento neste projeto não foi revelado.

Nenhum comentário: