quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Bloomberg: a meta do Minha Casa, minha vida poderá ser atingida em 2011, diz o diretor executivo da Tenda

Segue a matéria, retirada daqui, em mais uma (péssima) tradução minha, com alguma ajuda do Google, e com alguns grifos meus.

Brasil pode alcançar meta de moradias para a baixa renda Homes em 2011, diz a Tenda.
Por Fabiola Moura e Verônica Espinosa
16 de setembro (Bloomberg) - O Brasil poderá atingir o seu objetivo de construir um milhão de casas para trabalhadores de baixa renda em 2011, quando termina o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse o diretor executivo da Tenda Construtora SA.


"A beleza do programa de governo é que, pela primeira vez, se fixou uma meta", Carlos Trostli disse em uma entrevista em Nova York. "Será muito difícil para alguém vir e parar um programa que está gerando empregos e aumentando a receita fiscal".


Lula anunciou, em 24 de março, um plano de gastar 34 billhões de Reais (18,8 bilhões de dólares) para a habitação de baixa renda, um negócio que representa mais de dois terços das vendas da Tenda. O Brasil terá eleições presidenciais em outubro de 2010.


A Habitação de baixa renda representará 88% da receita da Tenda no segundo semestre, Trostli disse. Construtoras brasileiras, incluindo a Gafisa SA, que detém 60% da Tenda, mais que dobraram os preços das ações este ano, enquanto os agentes políticos cortaram as taxas de juros para um patamar recorde e o governo anunciou o plano de estímulo de 34 bilhões de Reais.


A Tenda não vai seguir os seus rivais na venda de títulos ou de participação este ano, disse Trostli.


A Brookfield Incorporações SA, a Rossi Residencial SA e a PDG Realty SA Empreendimentos e Participações do Brasil estão entre as empresas do setor imobiliário que pretendem vender ações após o índice Bovespa aumentar 60% este ano, depois de uma queda recorde de 41% em 2008. O BM&FBovespa Real Estate Index subiu 185% em 2009.


As ações da Tenda subiam 0,8% na BOVESPA, para R$ 5,39, às 12:10, horário de New York.


A construtora baseada em São Paulo também planeja aumentar sua equipe de vendas em 10% este ano, enquanto a demanda se recupera.


’Crise de liquidez’

"Com a crise de liquidez, nós tivemos que reduzir o ritmo, mas agora estamos acelerando nossa evolução, a fim de entregar as unidades que vendemos", disse Trostli.


Caixa Econômica Federal, credor hipotecário estatal do Brasil, que controla 72% do mercado hipotecário brasileiro, planeja financiar um total de 400.000 unidades habitacionais em 2009 e "pelo menos" 400.000 em 2010, disse sua CEO, Maria Fernanda Ramos Coelho, ontem em Nova York. Ela tem agendada uma visita hoje a Freddie Mac e Fannie Mae, maiores empresas de financiamento hipotecário dos EUA.


"Hoje a Caixa realmente não é mais o gargalo para nós", disse Trostli. A Tenda tem mais de 20.000 unidades residenciais cujo financiamento está sendo analisado pela Caixa, ele disse.

Nenhum comentário: