domingo, 27 de setembro de 2009

André Baloco: O Globo ataca o Lula por dinheiro, mas dizer essa verdade pode afetar minha carreira de jornalista.

Segue, abaixo, o texto de André Balocco, com alguns grifos meus.

Além daquilo que ele quis dizer, o texto berra outra coisa, dita talvez sem intenção. Diz muito sobre a nossa liberdade de expressão, acho eu, a apreensão do jornalista em tratar de determnado tema. Textualmente, o jornalista diz que não sabe o resultado que dizer a verdade terá para a seu futuro profissional.

O link do original está no próprio títuko.

O que há por detrás dos ataques à imagem de Lula

26/09/2009 - 13:35 Enviado por: Andre Balocco

A verdade, bem, a verdade muitas vezes está escondida nos gestos, nos atos e quase nunca nas palavras. Hoje vou tratar de um tema bem espinhoso que, sinceramente, não sei bem em que irá resultar para meu futuro profissional. Mas a verdade está aqui, como sempre venho tentando fazer. Disse tentando, porque a verdade pode estar nas palavras também , mas nós podemos interpretá-las como desejamos, né?

Que manchete é esta que o Globo estampou hoje, sábado, em sua primeira página, senhores:
"ONU condena golpe mas não no tom que o Brasil queria".

Como assim, queridos companheiros da Rua Irineu Marinho, como assim não no tom que o Brasil queria? Gostaria de saber, melhor, de entender direitinho que negócio é este de tom. Ora, o mundo, o conselho de segurança formado pelas potências mundiais, condenou o cerco à embaixada brasileira e o golpe em Honduras e o pessoal do lado de lá vem tentando enxovalhar a imagem do Lula, mesmo que às custas de atingir a imagem do NOSSO Brasil? Façam-me o favor. Nos tempos do Doutor Roberto, pelo menos não era tão escancarado assim...se bem que teve aquele debate ente Lula e Collor, em 1989, magistralmente editado pelo hoje considerado genial Armando Nogueira.
Mas a verdade é uma só: as organizações Biscoitão (obrigado, amigo) estão revoltadas com a nova divisão do bolo publicitário que vem de de Brasília. Explicando de maneira sucinta: Há pouco, o novo senhor deste bolo percebeu que a divisão da verba publicitária do governo não seguia critérios de alcance de audiência, e que desta maneira as Organizações Biscoitão (obrigado, amigo) estavam faturando muito mais desta verba publicitária do que o 'Ibope' (no sentido figurado, tá?) indicava. Refizeram as contas e passaram a dar mais para a TV do Bispo Macedo, que de santo nada tem, diga-se de passagem. E começou o ataque. Pronto. Esta é a verdade.

Estou um pouco cansado, este negócio de blog suga muito a gente e meus dois filhos estão aqui em casa, me esperando para almoçar. Vou passar meu final de semana com eles e quero desligar um pouco de tudo, depois de 12 dias seguidos de tabalho. Na semana que vem, estarei em Curitiba, para conhecer melhor o sistema de transporte da capital paranaense e, quem sabe, trazer algumas ideias para o nosso combalido Rio. Um abraço e bom fim de semana.

Nenhum comentário: