sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Carta Capital: executivo da Alstom abre o bico para o MPF.

Segue o teaser da a matéria, que estará na revista desta semana.

O original está aqui.


A nova testemunha
28/08/2009 15:19:13

Gilberto Nascimento

Corrigir Imprima Envie por e-mail Adicione aos favoritos RSS Fale conosco
O caminho sinuoso do esquema de propinas das empresas Alstom e Siemens para políticos tucanos de São Paulo começa a ser desvendado nos seus mínimos detalhes. Um executivo que acompanhou de perto a execução do plano forneceu informações valiosas sobre o método de operação das duas grandes companhias europeias para favorecer autoridades e funcionários de empresas públicas no Brasil.

Um documento com informações sobre o modus operandi da Alstom e da Siemens foi repassado ao Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo pelo alto funcionário, cujo nome não foi revelado. O relatório do informante faz menção também a pagamentos a políticos de Brasília e da Bahia.

A francesa Alstom é uma grande fabricante de turbinas elétricas, trens de alta velocidade e vagões de metrô. Maior empresa de engenharia da Europa, a alemã Siemens faz desde lâmpadas até trens-bala e faturou 72 bilhões de euros no ano passado. As duas companhias são concorrentes, mas em determinados momentos na disputa tornavam-se aliadas, de acordo com a fonte.

*Confira a íntegra na edição impressa

Nenhum comentário: